Portal da Nota Fiscal Eletrônica – Consulte e imprima

Tanto contribuinte quanto empresário tem muito a ganhar se utilizando da Nota Fiscal Eletrônica. A emissão da nota se torna mais rápida, o recebimento também. A Receita Federal tem maior controle sobre o que entra, sai ou circula no país, de forma que você consulte e imprima.  Menos papel é utilizado e o meio ambiente também agradece.  Ou seja, todos ganham.

Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Além do mais, para quem precisa gerenciar dezenas de notas quase que ao mesmo tempo, é necessário saber a procedência e a validade delas o mais rápido possível. E para isso a Receita criou um portal exclusivo para isso. Aprenda como utilizá-lo agora.

Portal da Nota Fiscal Eletrônica – Consulte e imprima

O Portal da Nota Fiscal Eletrônica (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx), desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, pode ser considerado a base de busca para contadores, administradores e responsáveis por compras em empresas cujas aquisições são frequentes e que precisam constantemente conferir se as notas fiscais estão cadastradas na base de dados do governo – os problemas caso isso não ocorra são muitos, desde o não recolhimento de impostos até a dificuldade de provar a procedência do produto.

Imprimir NFE Nota Fiscal Eletrônica Consulte

No site, clique em “Consultar NF-e Completa”. Você será levado a uma área onde deverá ser colocado o código de acesso: uma sequência de 44 dígitos presente no alto das notas impressas ou então enviada pelo emitente. Após coloca-la na área correspondente e digitar o código (para provar que você não é uma máquina burlando o sistema), clique em continuar para que você consulte.

Consulte Nota Fiscal Eletrônica

O resultado será que os dados relativos à nota fiscal irão aparecer – com exceção da discriminação dos produtos: emitente e destinatário estarão representados por nomes e seus respectivos documentos (CPF ou CNPJ), valor da nota e, o principal, a situação do documento perante o governo – autorizada ou não autorizada.

Caso seja necessário que se tenha uma cópia impressa desta autorização (que é válida, já que é homologada pela base de dados da Receita), no fundo existe a opção “preparar documento para impressão”. Clique ali e uma página com o documento formatado para a impressão aparecerá. Clique no ícone para imprimir o documento. Caso seja necessário uma outra consulta, volte à primeira da Receita, clique em “nova consulta” e repita o processo.