Como Fazer Consulta NFE Pelo SEFAZ

A Nota Fiscal Eletrônica é uma dessas inovações da vida real que os tempos da Internet trazem ao contribuinte.  Graças ao processo virtual como fazer menos papel é emitido; as transações são feitas com mais rapidez e, em alguns casos, podem render algum rendimento financeiro ao contribuinte. Em São Paulo, por exemplo, nota fiscal estadual pode resultar em restituição em impostos. Veja como realizar a consulta NFE em alguns estados:

Como fazer Consulta SEFAZ Online

Veja como fazer consulta NFE pelo Sefaz em São Paulo

O site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (SEFAZ-SP) mantém uma página especial para consultas relativas à nota fiscal eletrônica – comumente chamada de Nota Paulista. Basta acessar o site (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/), clicar em “Acesso ao sistema” no canto esquerdo da tela e escolher a opção de login (se você é contribuinte, fazendário, consumidor ou contabilista). Basta inserir o CPF, a senha e entrar – ou então se cadastrar clicando na opção correspondente em “novos cadastros”. A secretaria garante que, para  incentivar a prática, devolve 30% do ICMS recolhido ao consumidor em forma de créditos e sorteios.

Consulta NFE no Rio de Janeiro

Como fazer consulta NFE SEFAZ

O número impressiona: no segundo maior estado do país, mais 400 milhões de notas fiscais eletrônicas já foram emitidas. Para conferir a validade e as notas vinculadas ao seu nome (caso seu CPF seja de lá), entre no portal da Nota Carioca, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do governo fluminense (https://notacarioca.rio.gov.br/capa.aspx). Clique em “2) acesso ao sistema” e entre com seu CPF/CNPJ e a senha virtual.

Consulta NFE em Salvador/BA

A Sefaz da capital baiana também disponibiliza um serviço de consulta virtual à base de notas fiscais emitidas no estado. O site da chamada “Nota baiana” (http://www.notacidada.com.br/comofunciona.html) é funcional e prático, permitindo no consulta de notas de maneira rápida. Se você quer conferir a sua, clique no quadrado azul, no canto direito da tela, onde se diz “acesse o sistema e consulte seus créditos”. O sistema de login funciona como nos exemplos acima.

O contribuinte pode ter descontos de até 30% no IPTU se aderir ao sistema de NF-e do município.

Como fazer consulta NFE pelo Sefaz no Rio Grande do Sul

Quem tem o CPF cadastrado ou reside em terras gaúchas pode contar com um site simples porém bastante funcional para fazer as consultas de nota fiscal eletrônica. No portal da Secretaria de Fazenda de lá (https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFEindex.aspx?), o usuário que quiser conferir as notas em seu nome pode clicar em “Extrato do Contribuinte NF-e” e, em seguida, colocar o seu CPF/CNPJ, além da senha de cadastro.