Como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFE) – Passo a passo

Para quem vive da venda de bens e serviços, os últimos anos foram de aprendizados. Pois, depois de uma vida emitindo notas fiscais de papel, chegou a hora de transformar todo este serviço em algo virtual, eletrônico, veja como emitir Nota Fiscal Eletrônica NFE.

E não há do que se reclamar – a Nota Fiscal eletrônica parte do princípio que as comunicações entre vendedor e comprador serão mais rápidas; que as ações da Receita Federal serão mais corretas e mais fáceis de serem feitas; e que menos papel será utilizado (o que, hoje em dia, é um grande avanço).

Se você é um desses vendedores e ainda não sabe como criar sua NFE, preparamos um tutorial rápido para mostrar que, na Internet, nem tudo é um bicho de sete cabeças. Vamos lá.

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Entenda como criar e Como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFE) – Passo a passo

como-emitir-nota-fiscal-eletrônicaPara se criar uma Nota Fiscal Eletrônica é necessário um software, ou programa, especializado nisso. Existem alternativas como o desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, que pode ser baixado de graça neste link (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/). Mas recomendamos o uso de um programa chamado “Free NFE”, que também é gratuito e com praticidades e elementos bastante fáceis de serem entendidos.

Após instalar o aplicativo – baixe ele aqui (www.baixaki.com.br/download/free-nfe-emissor-gratuito-de-nota-fiscal-eletronica.htm), preencha os dados nominais da sua empresa, contador, e coloque logo, se considerar útil. Todas estas informações formarão a base de dados da sua empresa, e não precisarão ser adicionados toda vez que você precisar emitir uma nota. Ao fim do cadastro um e-mail será enviado ao endereço marcado com uma senha. Copie essa senha e estará com o programa livre para uso, sabendo como emitir a NFE.

O programa funciona quase que como uma central. Nele é possível criar uma base de dados de produtos (na barra de ferramentas, clique em “produtos” e em seguida em “novo”), e separar as notas em enviadas e recebidas. Mais que um software para emissão de notas, ele serve como gerenciador da sua empresa.

Para criar a nota pelo Free NFE é bem simples: clique em “nova nota fiscal” e, no quadro que aparecer, vá indicando os valores necessários – se é de entrada ou saída, quais produtos, destinatário e etc. Ao final, clique em “gravar”. Após isso, no alto, clique em DANFE que a Nota Fiscal já estará valendo e cadastrada na base de dados da Receita Federal.

Curtiu nossa dica? Fique ligado em tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal eletrônica aqui!